Carregando conteúdo...
desliza
Entretanto, na CropLife Latin America, acolhemos muitas iniciativas nacionais que procuraram emular legislações restritivas de outras paragens. Tentativas de proibições e restrições estiveram na ordem do dia. Felizmente, em conjunto com as Associações Nacionais e os grupos de trabalho técnicos e científicos das empresas afiliadas, mantivemos um diálogo proativo com produtores agrícolas, autoridades, universidade e sociedade civil.
Ao apresentar argumentos técnicos, sustentamos o devido processo e aumentamos a confiança na institucionalidade e nos marcos regulatórios nacionais baseados em critérios técnicos e racionais.
O Comércio e os Limites Máximos de Resíduos de Praguicidas foi outro tema que, em 2019, exigiu de nós uma gestão intensa e dinâmica. Trata-se de um assunto que pode ser interpretado como obstáculo técnico ao livre comércio e que afeta gravemente a América Latina na qualidade de fornecedor global de alimentos. As exigências dos países compradores no que concerne ao uso dos insumos agrícolas utilizados em cultivos locais são diversas e podem ser qualificadas, inclusive, como extravagantes. O Japão tem determinadas exigências, os EUA outras, e a União Europeia decidiu reduzir a quantidade de Limites Máximos de Resíduos de praguicidas, LMRs, a níveis praticamente insustentáveis. Tudo isso aumenta as dificuldades da produção agrícola na região e diminui sua competitividade. De mãos dadas com agricultores, associações de exportadores e autoridades, trabalhamos na busca de soluções e para manter o diálogo proativo com autoridades de comércio. E isso para que compreendam e dimensionem as necessidades da agricultura tropical de nossa região, a qual demanda maior proteção para os cultivos, diante da diversidade das pragas e, assim, consigam padronizar as exigências de inocuidade. Trata-se de um tema que exigirá grandes esforços em 2020
A Indústria continuou o trabalho nas frentes de capacitação e recuperação do plástico no campo. Com os programas CuidAgro e CampoLimpio, mantivemos o compromisso de uso responsável das tecnologias do agro. Tais programas amadureceram e, atualmente, em sintonia com as exigências legais e dialogando com autoridades e agricultores, trabalhamos em conjunto para que no campo sejam aperfeiçoadas as práticas responsáveis e se avance rumo a uma agricultura sustentável.
É sumamente preocupante o crescimento do comércio ilegal levado a cabo por quadrilhas de criminosos internacionais. Trabalhamos nessa frente, apoiamos as autoridades de fiscalização, mas são muitas as fronteiras sem controle. Estima-se que o comércio ilegal de praguicidas pode chegar a 30% do mercado, o que põe em risco a saúde, o meio ambiente e a produtividade agrícola.
As empresas que a CropLife Latin America representa portam a bandeira da inovação. Em 2019, essas empresas progrediram significativamente no desenvolvimento de novas tecnologias em prol da sustentabilidade agrícola.
Atualmente, com um plano de Controle Integrado de Pragas e as tecnologias disponíveis, um agricultor pode fazer uso do controle químico, do controle biológico, de sementes tratadas, de sementes biotecnológicas, da agricultura de precisão e da agricultura digital. Somos partes dos avanços tecnológicos que vivemos como humanidade e cumprimos, assim, as exigências que nos impõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.
Continuaremos a caminhar de mãos dadas com a ciência, apoiando a transparência e a institucionalidade e com o firme compromisso de trabalhar por uma agricultura a cada dia mais sustentável.
Valdemar Fischer, Presidente
Syngenta
Sergi Vizoso-Sansano
Basf
Rodrigo Santos
Bayer CropScience
Ronaldo Pereira
FMC
José P. Fabretti
Sumitomo Chemical
José Perdomo
Presidente Executivo da CropLife Latin America
José Perdomo
Presidente Executivo
Javier Fernández
Consultor Legal e Diretor de Assuntos Regulatórios
Mauricio Rodríguez PhD
Diretor de Assuntos Científicos
Mónica Velásquez
Diretora de Comunicações
Gabriela Briceño
Gerente dos Programas CuidAgro e CampoLimpio
Alejandro Hernández
Gerente de Biotecnologia para a América Central e o Caribe
Richard Franklin
Diretor para a Região Andina
Martín Zúñiga
Diretor para a Américal Central e o Caribe
Juan Cruz Jaime
Diretor para o Cone Sul
Lina Rodríguez
Profissional Sênior de Comunicação
Ligia Álvarez
Administrador
Margarita Maldonado
Assistente Administrativa